quinta-feira, 14 de março de 2013

Dia 14 de março, dia nacional da poesia



A poesia é o caminho mais curto para se alcançar os sentimentos mais íntimos do nosso coração amante. O poeta tem a graça do dom de expressar com a força das palavras o inexplicável mundo paradoxal das ‘loucuras’ do nosso eu. Por isso a poesia é a via para entrar em si mesmo, e de extrair o que temos de melhor.

A poesia é o dom do qual somos agraciados por Deus, o Maior de todos os compositores! 

Acredito que ninguém aprende a ‘fazer’ poesia, pois a poesia não é algo que pode ser aprendida, pois ela não é exata, como os números nos exames matemáticos. Ela é um mistério a ser desvendado dentro de nós! Por isso, ninguém ‘consegue’ ser poeta, pois para ser poeta é preciso nascer com a poesia dentro de si, é algo que vem dês das entranhas maternas! Por que se fosse algo a ser aprendido, creio que teríamos uma matéria na escola com o nome de poemologia, meio estranho não?

A poesia ganhou o seu dia em homenagem ao poeta brasileiro Antônio Frederico de Castro Alves, no dia de seu nascimento, 14 de março de 1847. Castro Alves lutou incansavelmente pela abolição da escravatura. Era também um grande defensor do sistema republicano de democrático, defendia o povo no direito de escolher seu presidente através do voto direto e secreto. Ficando, assim, conhecido como “o poeta dos escravos”. “A canção do africano” foi o seu primeiro poema que retratava a escravidão, que foi publicado em A Primavera.

Nesse dia não quero só homenagear castro Alves, mais também muitos dos nossos poetas alagoanos que com seus versos transmitem mais amor e sentimento aos corações endurecidos pelo ódio e a discórdia. Um abraço a todos os meus amigos poetas.

Autor: Anobelino Martins
Todo conteúdo desta matéria
é de total responsabilidade do autor.
Não é permitida a utilização deste texto em outro
espaço cibernético sem a permissão do autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...